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5 erros mais comuns em TCCs (e como não cometer)

  • marianatccrapido
  • 11 de set.
  • 2 min de leitura

A elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exige planejamento, disciplina e rigor acadêmico. No entanto, muitos estudantes acabam enfrentando dificuldades que comprometem a qualidade de seus trabalhos. Identificar os erros mais comuns é uma forma de preveni-los e aumentar as chances de sucesso na avaliação final.

De acordo com Gil (2019), as falhas mais recorrentes estão ligadas à definição inadequada do tema, à inconsistência metodológica e à ausência de coesão textual. Além disso, erros de formatação e referências incorretas também são frequentemente apontados pelas bancas avaliadoras.


A seguir, são destacados os cinco erros mais comuns em TCCs e estratégias para evitá-los:


1. Tema mal delimitado

Um tema muito amplo ou pouco específico dificulta a análise. Conforme Severino (2017), a delimitação clara do objeto de estudo é essencial para garantir profundidade e viabilidade.


2. Problema de pesquisa indefinido

Muitos trabalhos apresentam justificativa e objetivos, mas não formulam um problema central. Segundo Eco (2016), o problema de pesquisa é o eixo que orienta toda a investigação.


3. Incoerência metodológica

Escolher métodos que não dialogam com os objetivos compromete os resultados. Lakatos e Marconi (2018) ressaltam que a metodologia deve ser coerente com o recorte do tema e com a abordagem proposta.

4. Revisão bibliográfica superficial

Uma revisão baseada em poucas fontes ou em materiais não científicos enfraquece o trabalho. Pimenta e Anastasiou (2014) defendem a necessidade de selecionar autores relevantes e atualizados para embasar a pesquisa.


5. Erros de formatação e referências

Deixar de seguir as normas da ABNT ou cometer falhas nas citações gera perda de pontos e compromete a credibilidade do trabalho. A NBR 14724:2011 e a NBR 6023:2018 devem ser consultadas em todas as etapas.


A prevenção desses erros depende de organização, leitura atenta das normas e acompanhamento contínuo. Com disciplina e orientação adequada, o estudante pode transformar seu TCC em um trabalho de qualidade acadêmica e relevância social.


Referências

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724:2011 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

  • ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 27. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

  • GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

  • PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2017.


Imagem ilustrativa dos 5 erros comuns que os alunos cometem no TCC
5 erros mais comuns em TCCs

 
 
 

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